Home » Boxe: Robson Conceição faz história e conquista cinturão super-pena da WBC

Boxe: Robson Conceição faz história e conquista cinturão super-pena da WBC

Por: Matheus Costa
Robson Conceição venceu O'Shaquie Foster e conquista cinturão super-pena da WBC (Foto: WBC/Divulgação)

O Brasil conquistou mais um cinturão no boxe profissional na noite deste sábado (6). O medalhista olímpico Robson Conceição fez história ao superar O’Shaquie Foster por decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116, 115-113) e se tornou o novo campeão super-pena da WBC. Em sua quarta disputa de cinturão na carreira, o atleta de 35 anos, enfim, quebrou a escrita e entrou para a seleta lista de brasileiros campeões mundiais na Nobre Arte no evento realizado em Newark (EUA).

VEJA TAMBÉM:

+ De olho no cinturão, Ankalaev provoca e diz que luta em pé de Alex Poatan é ‘superestimada’

+ Boxe: WBC rompe relações com Ryan Garcia após caso de racismo e intolerância religiosa

A decisão, no entanto, foi polêmica: Robson Conceição acertou menos golpes (76 de 701 contra 109 de 435), acertou menos jabs (27 de 388 contra 51 de 263) e menos golpes significativos (49 de 313 contra 58 de 172). Além disso, foi O’Shaquie Foster que protagonizou os principais momentos do confronto, enquanto o brasileiro, que tomou mais iniciativa sem efetividade, foi coroado pelos juízes pela postura durante a luta.

– Penso que venci sim. Ataquei mais o Foster. Ele me deu muito trabalho porque se movimentou muito, mas joguei muito mais golpes e ele não queria luta. Atirei muito mais golpes e busquei muito mais a luta, então saí merecedor dessa vitória. Golpeei bastante, não golpeei mais porque ele não aceitava a luta, ele movimentou muito, então não consegui conectar mais golpes do que eu conectei. Se ele talvez parasse um pouco mais, com certeza eu combinaria muito mais golpes -, afirmou Robson Conceição, novo campeão.

Indignado, Foster se revolta com derrota para Robson Conceição e pede revanche imediata

Bastante decepcionado com o resultado, O’Shaquie Foster se emocionou com a perda do cinturão e, segurando as lágrimas, concedeu entrevista sobre a luta ainda no ringue. Indignado, o agora ex-campeão afirmou que pensou ter vencido com tranquilidade e afirmou que quer a revanche imediata.

– Eu pensei que tinha sido uma vitória tranquila. Eu achei a luta fácil. Eu não fui tocado, com exceção da cabeçada. Eu vou voltar. Eu quero a revanche. Eles roubaram essa luta de mim -, disparou.

Esta foi a quarta vez que Robson Conceição disputou um cinturão mundial na carreira. Na primeira, ele acabou derrotado por Oscar Valdez em uma decisão bastante controversa dos juízes em 2021. Depois, o brasileiro foi dominado por Shakur Stevenson na decisão e acabou empatando com o mexicano Emanuel Navarrete, em novembro.