A nova sensação do wrestling americano superou as expectativas e fez história nas Olimpíadas de Paris. Amit Elor, de apenas 20 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria de 68kg de forma dominante e se tornou a americana mais jovem na história dos Jogos Olímpicos a conquistar o título de sua categoria na modalidade, superando o feito de Kyle Snyder em 2016, no Rio de Janeiro.
Pupila de Sara McMann, ex-lutadora do UFC e primeira atleta americana a conquistar uma medalha no wrestling nas Olimpíadas, Amit Elor foi dominante do início ao fim na competição em Paris. Ao todo, ela somou vitórias sobre a turca Buse Tosun Çavuşoğlu (10 a 2), a polonesa Wiktoria Choluj (8 a 0), a sul-coreana Pak Sol Gum (10 a 0) e, por fim, a quirguiz Meerim Zhumanazarova (3 a 0) na final para conquistar o seu grande sonho.
– Eu não consigo acreditar que me tornei campeã olímpica. Esse era o grande sonho da minha vida. É difícil acreditar. É um momento recompensador para mim. Nos últimos meses, especialmente depois de eu ter conseguido uma vaga no time olímpico, eu recebi tantas mensagens de meninas mais jovens dizendo que eu era a inspiração delas… Eu realmente espero que elas possam ir atrás dos seus sonhos como eu fiz e que também não desistam deles -, afirmou.
America, meet your newest gold medalist! 🥇
20 year old Amit Elor becomes the youngest American to win the gold in wrestling! 🇺🇲 #ParisOlympics pic.twitter.com/SpGySK03Tw
— On Her Turf (@OnHerTurf) August 6, 2024
Amit Elor: bicampeã mundial aos 20 anos e campeã olímpica em nova categoria
Apesar da pouca idade, Elor chegou à Paris cercada de grandes expectativas, especialmente pela mudança de categoria que optou por fazer antes das Olimpíadas.
Afinal, a jovem americana já soma um currículo impressionante no wrestling de estilo livre, conquistando o bicampeonato mundial em 2022 e 2023, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires em 2023. No entanto, pela categoria de 72kg. Mesmo na divisão nova, fez sucesso e alcançou seu maior feito na carreira.