O UFC 303 protagonizou uma cena sem precedentes na história do MMA. Brian Ortega foi retirado da luta coprincipal da noite por conta de uma doença que lhe deixou com febre durante todo o dia. Para o seu lugar, a organização convocou o americano Dan Ige, que passou pelos testes da Comissão Atlética de Nevada e foi liberado para enfrentar o brasileiro Diego Lopes com horas de antecedência para o evento. A informação foi oficializada pela organização durante a transmissão.
Ortega, que não bateu o limite do peso pena e teve a luta alterada para a categoria dos leves após acordo, foi diagnosticado com uma doença viral e passou mal com febre alta nos últimos dias. Neste sábado (29), o ex-desafiante da divisão não apresentou condições de lutar e foi descartado pela comissão. Ao saber da situação, Dan Ige enviou uma mensagem para Hunter Campbell, diretor do UFC, às 20h30m (horário oficial de Brasília), quando o UFC 303 já estava em andamento, e pediu para lutar no lugar de Brian.
MUDANÇA IMPORTANTE NO #UFC303! 🚨
Brian Ortega ficou doente e não poderá lutar contra o @DiegoLopesMMA. Em seu lugar, @DynamiteDan808 aceitou o desafio e agora será o adversário do brasileiro em uma luta no peso-casado de 74,8 Kg.
[Ao vivo AGORA no @UFCFightPassBR. Assista:… pic.twitter.com/wXE7mgvyaU
— UFC Brasil (@UFCBrasil) June 30, 2024
UFC 303: com sorte, Dan Ige foi aprovado para enfrentar Diego Lopes
Por mais que seja uma situação sem precedentes no MMA, Dan Ige estava em uma posição privilegiada para ser escolhido para o confronto. Além de morar em Las Vegas, o atleta iria lutar em três semanas no UFC Vegas 94 e já estava com os exames requisitados pela Comissão Atlética em dia. Os dois entraram em acordo para lutar no peso casado de 74,8kg – quase 10 quilos acima da categoria dos dois -, se pesaram com a NSAC e a luta foi confirmada.
Em entrevista à transmissão oficial do UFC nos Estados Unidos, o diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada Jeff Mullen explicou como foi o processo burocrático para que o combate pudesse acontecer. Por se tratar de uma situação única, o oficial precisou consultar os advogados do estado de Nevada para saber sobre a viabilidade jurídica de um novo confronto. Com os exames em dia e o acordo feito com o camp de Diego Lopes, o confronto saiu do papel e virou realidade.
Conhecido por seu estilo agressivo, o americano Dan Ige quer continuar sua boa fase no octógono. O ’50 k’ venceu três de suas últimas quatro lutas, incluindo o nocaute brutal contra Andre Fili em fevereiro. Por outro lado, o brasileiro Diego Lopes vive o seu auge com três vitórias consecutivas, incluindo o nocaute avassalador sobre Sodiq Yusuff no UFC 300.
VEJA TAMBÉM:
+ UFC 303: Alex Poatan vs. Jiri Prochazka 2 – Resultados
+ UFC 303: Jean Silva vence com nocaute brutal no card preliminar